Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cuidado: Pau dos Ferros tem superpopulação de morcegos.


O veterinário Tenório Araújo, do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-RN), em Natal, informou que ficou constatado segunda-feira (10/05) que Pau dos Ferros tem superpopulação de morcegos em toda a cidade e que é preciso, em caráter de urgência, realizar trabalho conjunto dos técnicos do Estado e do Município controlando a espécie.


Para Tenório Araújo, que também já esteve investigando casos de raiva animal em Frutuoso Gomes e Patu, o caso de Pau dos Ferros é muito parecido com o de Caicó, que também tem superpopulação de morcegos. No caso de Caicó, já tem um trabalho em andamento para reduzir e controlar a população de morcegos, que é o principal transmissor do vírus da raiva.


"Precisamos evitar situações desagradáveis", diz Tenório Araújo, citando como exemplo o fato de duas crianças, uma de 6 e outra de 9 anos mordidas por morcegos no dia 22 de abril passado no Bairro João XXIII, em Pau dos Ferros. As duas crianças passaram pelo tratamento médico e estão sendo acompanhadas por profissionais de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Tenório Araújo lembrou que o vírus da raiva só se torna perigoso quando a vítima da mordida não tem informação a respeito do vírus da raiva. Foi o que aconteceu em Frutuoso Gomes, onde o agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49 anos, foi mordido por um morcego com o vírus e só procurou tratamento médico 50 dias depois, morrendo no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário